humberto

Humberto Ramos Oliveira Jr.

Religião no Brasil em tempos de crise
O Brasil é um celeiro cultural, um país de todos, terra hospitaleira, de gente amiga e cordial. Bem, era assim que nos referíamos a nós mesmos até os últimos acontecimentos políticos. Depois da instalação plena da crise política que teima em não nos deixar, os ânimos se acirraram, polarizações e radicalizações de todo tipo apareceram. Pudemos assistir desde o preconceito contra nordestinos à repulsa aos adeptos de posições políticas esquerdistas, havendo até incidente de agressão a pessoas vestidas de vermelho (cor ostentada por alguns partidos esquerdas). Parece-me que a situação proporcionou meios para que moléstias latentes se manifestassem.
Leer más

O dossel sagrado e o golpe no Brasil

Há 47 anos atrás Peter Berger daria à sua obra de sociologia da religião o nome The Sacred Canopy, em português O Dossel Sagrado. Uma escolha criativa, bastante acertada. Dossel é um tipo de ornamento que recobre mobiliários como tronos, altares, liteiras ou camas. Trata-se de uma espécie de véu, ou outro tipo de tecido, uma cobertura, que abarca ou envolve algo. Nesta obra, o sociólogo austro-americano aborda, dentre outras coisas, a potencialidade da religião para legitimar a ordem social.
Leer más

O Golpe de Deus: Brasil 2016

Nas narrativas da Bíblia, quando dois povos se enfrentavam no campo de batalha, não se tratava apenas de pessoas em guerra. Deuses estavam disputando hegemonia sobre os povos da terra. Logo, a vitória de um povo significava a vitória de um deus específico. Entre os hebreus, Yaweh era responsável tanto pelas vitórias do seu povo quanto pelas derrotas ao permiti-las a fim de ensinar seus escolhidos por meio do juízo punitivo, quando fosse necessário.
Leer más

A direita de Deus e o ecumenismo beligerante

Se há algo que aprendemos na política é que as relações entre os políticos sempre podem nos surpreender. Inimigos podem se tornar aliados e ofensas, esquecidas. Aliados, por sua vez, podem se tornar adversários mordazes, maculando longos históricos de cooperação e parceria. Isso talvez porque, via de regra, o poder seja o fim maior de boa parte da atuação daqueles que disputam o jogo político.
Leer más

Brasil pós-impeachment: um país pós-político

Como está o Brasil? O que dizer do país neste período pós-impeachment, naquilo que relutantemente podemos chamar de governo Temer? Trata-se de uma tarefa bastante difícil apresentar um quadro de nosso momento político e social. Vivenciamos um tempo bastante complexo, um período no qual a população parece estar aturdida, apesar dos diversos escândalos do atual governo, de uma estarrecedora crise no sistema carcerário e do caos social instalado em alguns Estados do país, como Rio de Janeiro e, principalmente, o Espírito Santo.
Leer más